quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Flamboiã


Nome científico: Delonix regia.
Nomes populares: flamboyant, flamboiã.


Características gerais: Árvore decídua, de 10-12 m de altura, originária de Madagascar, de tronco volumoso, espesso, com raízes grandes tabulares, casca parda, irregular, com fissuras róseo- claras, longitudinais. Ramagem forte oblíqua e horizontal, longa, formando copa em umbela, arredondada e baixa. Folhas compostas bipinadas, com numerosos folíolos pequenos ovalados de 2-3 cm de comprimento. Inflorescências axilares e terminais, com numerosas flores grandes vermelhas com cinco pétalas de margens onduladas, com unha alongada, a maior listrada de amarelo, formadas de outubro a janeiro. Frutos do tipo vagem, pendentes, longos, lenhosos, achatados, tardiamente deiscentes que permanecem sobre a árvore durante meses, marrom-escuros, com sementes alongadas e muito duras. A espécie é variável quanto ao colorido das flores, desde vermelho-sanguíneo a alaranjado-claro e alaranjado-escuro. Ocorre também a variedade de flores amarelas.


Multiplicação: exclusivamente por sementes, as quais devem ser escarificadas mecanicamente antes da semeadura para melhorar sua germinação.


Usos: árvore muito frequente na arborização de parques e jardins de todo o Brasil, sendo contudo inadequada para ruas e avenidas. Extremamente florífera e ornamental, é adequada para uso paisagístico em geral onde haja espaço suficiente para o seu desenvolvimento.


CITAÇÃO: ÁRVORES EXÓTICAS NO BRASIL - MADEIREIRAS, ORNAMENTAIS E AROMÁTICAS - HARRI LORENZI - HERMES MOREIRA DE SOUZA - MARIO ANTONIO VIRMOND TORRES - LUIS BENEDITO BACHER

EXÓTICA

ÁRVORES DE ARCEBURGO/MG - NUMERO 30

JARDIM DOS BEIJA-FLORES - PLANTA NUMERO 27

Nenhum comentário:

Postar um comentário