terça-feira, 3 de outubro de 2017

Preá

Cavea aperea

SUBFAMÍLIA CAVIINAE

As espécies  de préas se distribuem por todo o Brasil em áreas abertas ou áreas desmatadas transformadas em pastagens.

Gênero Cavia Pallas, 1766 - preá

Reúne roedores sem cauda, de tamanho mediano (cabeça e corpo 220-290 mm), sendo que todas as espécies apresentam hábitos cursoriais.
Os membros anteriores têm quatro dedos e os posteriores três, providos de unhas grandes. 


Apresentam atividade diurna e crepuscular. A gestação dura aproximadamente 62 dias e as ninhadas são formadas por geralmente dois filhotes. Associam-se normalmente a pequenos grupos de de cinco a dez indivíduos, regidos por hierarquia bem estabelecida. Quando em alta densidade formam pequenas trilhas no estrato herbáceo. Os ninhos são construídos nas moitas de gramíneas.

    Local onde aparecem ao cair da tarde.


Habitam bordas de mata em áreas de Mata Atlântica e formações próximas a cursos d'água, como mata de galeira, campo úmido, brejo, campo limpo no Cerrado, nos Campos do Sul e em áreas da Caatinga, comumente capinzais à beira dos brejos, córregos e rios.

     Local brejoso, borda de açude com capins, taboa.
   Estava fazendo observação de aves, ao cair da tarde apareceu estes dois, talvez seja casal, penso eu.

Distribuição no Brasil: C. asperea Erxleben 1777: estado de Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Goiás, sudeste de Mato Grosso, leste de Mato Grosso do Sul, oeste de Minas Gerais, oeste de São Paulo, oeste do Paraná e nordeste de Santa Catarina; C. fulgida: do sul do estado de Minas Gerais ao norte de Santa Catarina, e no sudeste do estado do Mato Grosso do Sul; C. intermedia Cherem, Olimpío & Langguth 1999: endêmica do arquipélago de Moleque do Sul, no estado de Santa Catarina, C. magna Ximenez, 1980: estado do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina; C. porcellus: em todo o Brasil.

CITAÇÃO: MAMÍFEROS DO BRASIL - UMA VISÃO ARTÍSTICA - TOMAS SIGRIST

BICHOS DE ARCEBURGO/MG - NUMERO 22


Nenhum comentário:

Postar um comentário