segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Jequitibás do Brasil - Numero 1

Guaranésia/MG.
Fazenda Pouso Alegre.


Abaixo funcionários da Secretaria de Meio ambiente de Arceburgo/MG.



Vendaval derruba Jequitibá de 3.000 anos
Jequitibá de 60m de altura e quase 3 mil anos, com circunferência de mais de 15m, cai com força de ventos e chuva em Guaranésia, no Sul do estado. Espécime ficava em reserva particular
Patrícia Rennó - Estado de Minas


Os moradores de Guaranésia, no Sul de Minas, perderam um dos seus mais preciosos patrimônios naturais. Um vendaval e a forte chuva que atingiram a cidade segunda-feira derrubaram um jequitibá de 60 metros de altura e quase 3 mil anos de idade, considerado por pesquisadores como uma das árvores mais altas e antigas da América Latina. A espécie ficava em uma reserva de mata atlântica na Fazenda Pouso Alegre, zona rural da cidade, e era muito admirada pelos moradores e pessoas que vinham de várias partes do país para conhecê-la.

A copa do jequitibá, que em tupi-guarani significa gigante da floresta, podia ser vista de vários quilômetros de distância. Com uma altura equivalente a um prédio de 20 andares e 15,53 metros de circunferência, seriam necessários pelo menos 12 homens para abraçá-lo. A árvore chegou a ser inventariada em 2008 pelo Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Histórico de Guaranésia.

O proprietário da fazenda, Henrique Gonçalez Costal, de 76 anos, conta que desde a década de 1970, quando comprou as terras, muita gente costumava visitar o espécime. Apesar de ser uma propriedade particular, as pessoas tinham livre acesso ao local onde estava a árvore. A área era tida por espiritualistas como um lugar sagrado, tanto que muitos costumavam meditar, rezar, acender velas e deixar imagens de santos embaixo da árvore. Para outros, o jequitibá trazia sorte, por isso muitos casais faziam juras de amor perto da planta.

Segundo Gonçalez, como a árvore era muito alta dava para enxergá-la de longe e foi o filho dele quem notou que a copa cheia de folhas havia desaparecido. “Depois do vendaval, meu filho foi até a mata e confirmou que a árvore havia desmoronado. A copa dela caiu sob uma estrada vicinal, que ficou interditada, até que funcionários da prefeitura conseguissem cortar os galhos.” A queda deixou um enorme buraco no solo. O dono da propriedade ainda comentou que, se a madeira não tiver valor comercial, pretende deixar o tronco onde está.

A chefe do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Mônica de Moraes Silva, explicou que a planta já estava doente e parte do caule, oco. “Para nós foi uma perda significativa. O jequitibá era uma espécie nativa importante e era um símbolo para a população”, afirmou. Mônica mencionou que havia uma projeto para transformar o local em uma unidade de conservação permanente, mas que infelizmente não pode ser concretizado.

CITAÇÃO:

Vendaval derruba Jequitibá de 3.000 anos - Portal UAI

wwo.uai.com.br/UAI/html/sessao_2/2009/10/.../em_noticia_interna.shtml

16 de out de 2009 - Os moradores de Guaranésia, no Sul de Minas, perderam um dos seus mais preciosos patrimônios naturais. ... A espécie ficava em uma reserva de mata atlântica na Fazenda Pouso Alegre, ... A copa dela caiu sob uma estrada vicinal, que ficou interditada, até que ... UFJF e Cefet-MG têm novas datas.
Antonio Carlos Martins/Divulgação

JEQUITIBÁS DO BRASIL - NUMERO UM
JEQUITIBÁS DE MINAS GERAIS - NUMERO UM
JEQUITIBÁS DE GUARANÉSIA - NUMERO UM

4 comentários:

  1. um fenómeno da natureza, um gigante derrubado, sempre triste a perda de tao belos elementos da natureza!
    que Deus ajude o Brasil a conservar a sua rica flora e fauna!
    abraço
    Angela

    ResponderExcluir
  2. Uma pena um monumento desses cair, tem um em mg abandonado, se continuar não aguentará por mto tempo, tenho fotos e vídeos e posso afirmar que se ele for visitado por meios competentes e que se preocupem com o meio ambiente esse jequiJequ irá entrar para o ranking, seu tronco mede mais de 14mts linear e e mto alto...estou tentando achar como preservar ele, oeio ambiente da cidade e o donida fazenda não fazem nada para preservação dele, quem puder ajudar. Como poderíamos entrar em contato com pessoas e meios corretos por favor entrem em contato com meu email.

    ResponderExcluir
  3. Um monumento, tem um enorme em mg abandonado pelos meios de preservação, uma pena pq é um gigante, tenho fotos e vídeos e posso afirmar que se as pessoas certas verem ou visitarem irão colocar no ranking dos maiores e mais grissgr do Brasil...estou tentando entrar em contato com as pessoas certas para preservação dele pois está abandonado, quem puder ajudar nessa parte agradeço.

    ResponderExcluir