sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Beija-flor-rouxinho-de-bico-vermelho

Hylocharis cyanus cyanus, Vieillot, 1818


MACHO -  ADULTO
Foto gentilmente cedida para esta postagem por Lindolfo Souto, feita na Serrinha, em Itariri-SP, em 1805.2012. É a foto mais bem avaliada , da especie no WIKIAVES, com 108 comentários e recebeu 156,75 pontos.

Outros nomes populares: Beija-flor-roxo.

Gênero Hylocharis

Macho, cabeça e peito azul-violáceo-escuro-brilhantes; mento branco; dorso, coberteiras  das asas e barriga verde-escuros, baixo dorso mais verde-dourado, uropígio vinho e supracaudais púrpura; meio da barriga mais para verde-azulado e a parte inferior cinza-escura; cauda e infracaudais azul-aço-enegrecidos; bico vermelho com ponta preta; pés marrom-enegrecidos.

Peso 3 g. Medidas: ct. 84 mm, a. 50mm, c. 27mm, b. 17,5mm.


MACHO - ADULTO
Foto gentil,mente cedida para esta postagem, por Roberto Da Silva, feita em Ubatuba-SP. É uma das mais bem avaliadas da especie que estão no WIKIAVES, feita em 27.10.2013.
Observação do autor: Com esta foto encerro os registros efetuados em Ubatuba-SP, em companhia de minha esposa Gorethe e o casal Luiz Veríssimo e Roseli. Agradecimentos muito especial ao amigo Fábio Souza 2, que nos guiou em alguns lugares, num dia com muita chuva mesmo assim o resultado foi 31 novas espécies para mim, espero voltar outro dia e aumentar esta marca. Obrigado Fábio.  


Femea, lado dorsal, coberteiras das asas e lados do peito verde-brilhante, uropígio mais verde-ouro e supracaudais vinho-enegrecidas; lado ventral cinza-claro com máculas azuis na garganta; asa púrpura-enegrecida; cauda azul-aço-enegrecida com pontas cinza nas retrizes laterais; mandíbula preta, maxila vermelha com ponta preta; pés marrom-enegrecidos.

Peso 2,8 g. Medidas: ct. 82mm, a. 46mm, c. 26,5mm, b. 17,5 mm.

FEMEA - ADULTO
Foto gentilmente cedida para esta postagem, por Julio Silveira, feita no sitio Folha Seca em Ubatuba-SP, em 07.07.2012. É a foto mais bem avaliada da femea no WIKIAVES.
Observação do autor: Na companhia do fera Sergio Coutinho!

Distribuição geográfica: E-Brasil da Bahia até o Rio de Janeiro.

Ovo: 0,43 g, 14 x 9mm.
O período de incubação é de 15 dias, e a permanência no ninho é de 26 dias.
Época de reprodução: setembro a novembro.
Citação: Os beija-flores do Brasil - Rolf Grantsau.

MACHO - JOVEM
Foto gentilmente cedida para esta postagem por Rafael Boni, feita no municipio de Cariacica/ES, UC:REBIO duas bocas, IBA: Reserva Biológica duas bocas, Bioma Mata Atlantica.

Etimologia:
Hylocharis - do grego hule = floresta, mata + kharis = graça, beleza, encanto, amabilidade.
cyanus - do grego kuanos = azul-escuro
Citação: Aves Brasileiras  - Johan, Christian Dalgas Frisch

BEIJA-FLORES DO BRASIL - NÚMERO  22

Nenhum comentário:

Postar um comentário