segunda-feira, 24 de julho de 2017

CACAU

Nome Científico: Theobroma cacao


Nomes Populares - cacaueiro, cacau, cacau-verdadeiro



Características morfológicas - Altura de 4-6 m, com tronco de 20-30 cm de diâmetro. Folhas simples, pendentes, cartáceas, de 15-25 cm de comprimento, com pecíolo de 1-3 cm. Fruto baga elipsoide.




Ocorrência - Toda a região Amazônica, na mata alta de terra firme.





Madeira - Leve, mole, textura média, pouco resistente, pouco durável quando exposta às intempéries.




Utilidade - A madeira tem aplicação apenas localmente para lenha e carvão. Os frutos são comestíveis, tanto in natura como industrializado; na forma in natura é consumido sua polpa e utilizado para preparos de refrescos, licores e chocolate caseiro. Seu principal valor está nas castanhas (sementes), transformadas industrialmente no chocolate e consumido em todo o mundo. É largamente cultivado em plantações comerciais na região Amazônica e na Bahia. O Brasil é o maior produtor mundial de cacau, o qual é exportado na forma de amêndoas secas.




Informações ecológicas - Planta perenifólia, mesófita, característica do sub-bosque da floresta pluvial amazônica. Apresenta dispersão preferencialmente em terrenos profundos, úmidos e férteis. Produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis. 





Fenologia - Floresce duas vezes ao ano, porém com maior intensidade em dezembro-abril. A maturação dos frutos também ocorre em duas épocas do ano, porém principalmente no período de abril-setembro.




Obtenção de sementes - Colher os frutos diariamente da árvore quando maduros. Em seguida cobri-los manualmente e retirar as sementes. Estas devem ser diretamente semeadas, sem a necessidade de retirar o arilo que as envolve. Entretanto, caso deseja-se armazená-las ou remetê-las para outro local, é conveniente lavá-las em água corrente e secá-las à sombra. Uma outra alternativa é remeter os próprios frutos inteiros, devido à curta viabilidade das sementes (15 dias). Um quilograma de sementes contém aproximadamente 115 unidades.




Produção de mudas - As sementes devem ser postas para germinação logo que colhidas e sem nenhum tratamento, uma vez que iniciam a germinação três dias após a retirada do fruto da árvore. Semeá-las diretamente em recipientes individuais mantidos em ambientes sombreado e contendo solo argiloso enriquecido de matéria orgânica; cobri-las com uma camada de 0,5 cm do substrato peneirado. A emergência ocorre em menos de uma semana, e a taxa de germinação geralmente é elevada para sementes frescas.


CITAÇÃO: ÁRVORES BRASILEIRAS - MANUAL DE IDENTIFICAÇÃO E CULTIVO DE PLANTAS ARBÓREAS NATIVAS DO BRASIL - VOL.01 - HARRI LORENZI



Exemplar plantado no Parque ambiental. Espécie que introduzimos aqui.

ÁRVORES DE ARCEBURGO/MG - NUMERO 26


FRUTAS DE ARCEBURGO/MG  -   NUMERO 10

I


2 comentários:

  1. um post muito guloso Ademir !!! gostei e ainda :

    Também são Tomé e Principe antiga colonia portuguesa, diz que:

    O território chegou a ser o maior exportador de cacau do mundo e hoje apenas se visita o que resta das roças abandonadas.
    http://www.voltaaomundo.pt/2016/06/07/sao-tome-e-principe-o-sonho-existe-e-esta-ali/

    As roças de São Tomé e Príncipe assumiram-se como as bases da economia das ilhas até à sua independência, em 1975.
    A planta do cacau veio do Brasil pela mão de José Ferreira Gomes, inicialmente como uma planta meramente decorativa; contudo, com o passar do tempo, o cultivo desta planta intensificou-se e a cultura do cacau prosperou. O arquipélago conquistou o domínio mundial da produção de cacau e adquiriu a designação de "ilha chocolate". Hoje em dia, a qualidade do cacau de São Tomé e Príncipe é reconhecida internacionalmente.
    http://www.postaisdeviagem.com/2015/06/as-rocas-de-sao-tome-e-principe.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amiga pelos seus comentários no meu blog.
      Sempre oportunos e educativos.
      Obrigado.

      Excluir