terça-feira, 3 de abril de 2012

Ninhos de beija-flores

Formas/Tipos/Material usado

Os ninhos dos beija-flores são bastante caracteristicos e de  formas diversas. Normalmente utilizam para sua construção vários materiais, ora com mistura, ora muito regulares, ou seja, com um só tipo de material, que é fixado por uma secreção produzida pela femea e também por fios de teia de aranhas, ou de insetos, como a teia de Phorideos, sendo este material de insetos mais raramente utilizado. O local escolhido para instalação e construção do ninho é variável, vai desde um metro de altura do solo até mais de 35 metros. O ninho pode estar fixado sobre um ramo. Este pode estar em um nível plano ou inclinado, como pode estar entre uma forquilha, o que é mais raro. Muitos beija-flores fixam o ninho sob uma folha de helicônia, bananeira, ou ainda em uma pínula da folha de palmeira, geralmente próximo da extremidade e também sempre na página inferior; outros ainda como o fazem os representantes dos gêneros Chlorestes, Florisuga e Melanotrochilus, constroem seu ninho sempre na pagina superior de uma folha rígida, usando unicamente material sedoso e fofo, sem qualquer ornamento exterior, a não ser teia de aranha. Muitas especies tem preferência para instalarem seus ninhos em ramos suspensos onde a plataforma inferior seja agua, em rio ou córrego e alguns como Topaza pella preferem onde haja cascatinha por vezes apenas quarenta contimentos do nível da agua. A chave para classificação de ninhos é de A.Ruschi, 1949-1973; esta baseado no formato, material empregado e fixação no suporte.
Cit. Augusto Ruschi - Aves do Brasil - Volume IV

Foto que fiz do beija-flor-rabo-branco-acanelado(Phaethornis petrei) dentro da minha sala, numa distancia de 1 metro da minha mesa. Esta pegando algodão, para fazer seu ninho, que pendurei  acima do sino da felicidade. Aprendi esta prática com meu pai, na minha infância. Tinha no nosso quintal uma enorme mangueira comum, um arame farpado, era amarrado na mangueira e em outro ponto. Era o local que minha mãe pendurava as roupas para secarem, ali meu querido velho. amarrava chumaços de algodão para os beija-flores construírem seus ninhos. Viram a origem do meu amor pelos beija-flores....meu pai...infância...depois....Augusto Ruschi.....Johan Dalgas Frisch.

DICA: Coloque chumaços com algodão ou paina , pendurados na varanda, janelas da sua casa.
Os beija-flores virão colher material para sus ninhos


Esta amiguinha esta chocando, na varanda da minha casa. O ninho foi feito na trepadeira sapatinho-de-judia.
Como a Natureza é bela, da minha rede preguiçosa tenho esta visão.

DICA: Observem que coloquei um arame, façam isto no espaço que tiverem.
Amarrem um pedaço de arame, ou fio de cobre, na ponta façam um contorno, os beija-flores virão fazer seu ninho.

83 comentários:

  1. muito legal sua matéria,adoro o seu blog,e gosto muito de beija-flores se bem que na minha casa parece uma mata só de flores para eles, e vou fazer isso na minha varanda também!!acho muito legal de sua parte!!continue ajudando os beija flores!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ademir, adorei o post, tenho muito interesse por beija-flores, adoro, vou tentar essas dicas para o ninho, aqui no meu jardim só aparecem dois beija-flores um bem pequeno esverdeado e um grande preto com o rabo tipo em y, tenho varias plantas que eles vivem visitando, mas não sei por não vem mais outros.
    Obrigada pela visita e comentário, lá no meu jardim, adorei!
    Abraços e uma boa pascoa !

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo!!! tem um beija flor fazendo ninho na sala da casa da minha tia, tem uma samambaia pendurada lá, e ele está fazendo seu ninho no fio de arame que sustenta a planta, no terreno do lado tem algumas ovelhas e acredito que ele esteja usando a lã que cai delas para sua construção. É emocionante ver aquele bichinho tão pequeno construindo, dando mil votas atráz do material para sua casa!! Adorei o blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Milena
    Obrigado.
    Qual é sua cidade, e estado.
    um abraço
    ademir

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se o beija-flor utiliza um ninho ja pronto(feito por outro beija-flor)?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, coloque seu nome e cidade, gosto de saber.
      Não sei te responder.
      Porém, ele sempre usa o mesmo que ele fez, a não ser que seja molestado.

      Excluir
  6. Mel Abreu, Timoteo MG.
    Uma beija-flor fez o ninho em minha casa, chocou 2 ovos...e agora + ou - 2 semanas apos os filhotes terem saido do ninho, "ela" voltou esteve no ninho...parece que reformando...algumas pessoas disseram que posso retirar o ninho , mas nao o fiz ai deu nisso...acho q talvez a propria ou outra da mesma especie queira reutiliza-lo.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Ademir meu nome é Fabiana sou de Juiz de Fora MG.
    Como Deuse maravilhoso e a natureza perfeita,tenho em minha varada muitas flores pois adoro e coloquei um sino de vento muito bonito cheio de golfinhos mas ele é bem discreto, e hotem descobri um ninho de beija flor nele e tem dois ovinhos lindo D+...já tinha uma semana que esta observando alguns beija flores passeando por aqui até coloquei para eles um bebedouro de agua que eles por sinal adoraram e agora descobri este ninho amo estas coisas adoro a natureza...perfeito.. gosrataria de posta uma foto para vc ve. um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Ola, ADemir.
    Um beija flor fez um ninho lindo aqui em casa, na parte superior de um caibro no rancho da churrasqueira.
    Acontece que fui viajar uma semana e quando voltei o ninho tinha sumido.
    Sera que ele come o ninho depois que os filhotes ficam adultos:?

    vc sabe de algo?

    obrigado

    Adalberto Betti

    Cidade de Tremembé - SP

    adalbertobetti@uol.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nossa Ademir que legal, somos tão amigos e eu não sabia dessas dicas, quero fazer lá em casa tbém.

    ResponderExcluir
  10. Rosangela Oldemburg20 de maio de 2013 01:25

    Muito gostoso esse blog. Parabéns Ademir. Agora que aprendí um pouco sobre beija-flores vou fazer aqui no meu paraíso as dicas que vc ensinou para atrair mais deles aqui e quem sabe eu ter a felicidade de ver ninhos deles eapalhados por aqui.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  11. Meu caro, aqui em casa apareceu um beija-flor há mais ou menos 2 anos ela fez o ninho e já colocou ovos chocou umas 3x uma vez saiu 1 filhote depois teve 2 filhotes um caiu morreu o outro vingou agora colocou mais 2 ovos os 2 nasceram
    e deu prá ver os biquinhos ontem, ela fica fazendo um barulhão, acho que é prá eles acordarem,enquanto digito ela até entra aqui no quarto rapidão e sai, fui até lá fora prá ver os dois estão quietinhos e ela toda inquieta fazendo o maior alarde.Estou na dúvida se coloco uma escada prá ver se posso fazer alguma coisa ela parece aflita e como se me chamando prá fazer alguma coisa o ninho está em cima do cano que vêm da rua com a luz.Estou em Belo Horizonte.O que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliete
      Boa noite
      Semana passada vindo da Bahia dormi ai em BH, quase coincidiu de estar ai. Enfim.
      Sem estar ai, sem saber a espécie, fica dificil.
      Alguns são mais barulhentos sim.
      Não interfira, deixe as coisas acontecerem.
      A não ser que um filhote cai do ninho, etc.
      Parabéns pela preocupação com seres tão frageis.
      Tenho um blog so sobre beija-flores, conheça-o
      beijaflorespelasamericas.blogspot.com
      obrigado, boa noite

      Excluir
    2. Boa tarde, pelas fotos é o beija-flor tesoura verde e azul.

      Excluir
    3. Olá,Eliete. Também aconteceu isso comigo ano passado, quando um lindo beija-flor começou a entrar em meu quarto e piar desarvoradamente. Onde eu ia, ela ia atrás... Até que resolvi olhar para o alto e, voilá: estava construindo um ninho bem perto da janela do meu quarto! Fui correndo em uma casa de produtos veterinários e comprei um pozinho para diluir na água a fim de que a futura mamãe se alimentasse corretamente. Desde então, já sairam desse mesmo ninho seis lindos filhotes que, achooooo, voltaram para chocar. Pois em menos de um ano, já foram três gerações aqui nascidas!*rs E em uma ocasião, jamais me esquecerei, a mãe piava desesperada meio que me chamando: um dos filhotes, na tentativa do primeiro voo, estava em uma árvore do outro lado da rua. Fui correndo para lá a tempo de evitar que ele caisse no meio a rua e fosse atropelado por um ônibus que passava (ufaaaaaaaaaaaa). Cuidei dele por uma noite e, no dia seguinte, logo pela manhã, a mãe veio à minha janela piando alegremente, sobrevoando toda a casa em busca de seu filho "pródigo"! Foi um lindo reencontro. E agora a quarta geração de beija-flor está crescendo aqui bem pertinho de mim!

      Excluir
    4. Alguém poderia me informar quantas vezes uma beija-flor choca durante um ano? Desde setembro de 2012, já presenciei quatro chocas (está acontecendo nesse momento a choca). Será que uma das filhotes retornou ao local de nascimento? Isso é possível?

      Excluir
    5. Claudia
      Eles chegam a chocar até 3 vezes por temporada/periodo.
      Eles repetem sempre o mesmo ninho, fazendo superposições, retocando o antigo ninho. So abandonam este ninho se forem incomodados.

      Excluir
  12. pois é, um amiguinho destes está fazendo um ninho bem em frente da porta do meu escritório, na pequena tuia do jardim, a uns 1,60 do chão, em Belo Horizonte. Já tem dois ovinhos e claro, fiquei muito feliz com esse hóspede inesperado!

    Paulo

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho um Beija-Flor que fez seu ninho no varal da lavanderia de casa,tem dois(2) ovinhos,o que faço para NÃO espanta-lo, toda vez que ele(ela) nos vê sai voando,e não choca os ovinhos direito,,eu fico com dó ,mas não posso fazer nada porque a lavanderia tem sempre alguem se movimentando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evite o maximo que puder ir lá. Porém, se precisar pode ir, os beija-flores assimilam bem a presença humana. Eles as vezes saem do ninho no começo da incubaçao, depois firmam e ficam bastante tempo no ninho.
      Ignore-os, eles seguirão um curso normal.
      abs

      Excluir
  14. Olá Ademir,
    Sou de Americana - Interior de SP, foi surpreendida por um ninho de beija flor na sacada de meu apartamento, veja a foto neste link: https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfa1/t1.0-9/q82/p526x296/10616069_939816846034352_3321282569293251006_n.jpg
    Os filhotes nasceram faz mais ou menos 1 semana, não sei a espécie, mas estamos muito felizes pois além da superstição é encantador ver o poder da natureza, eu tenho uma fonte na sacada e a mãe pega água e leva para os filhotes com muita facilidade já que está perto.
    Pelo que li nos comentários acima, se eu não tirar o ninho depois que os filhotes forem embora existe a possibilidade de outras reproduções no mesmo ninho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Karina
      Se eles não forem incomodados, molestados, eles continuarão a usar o mesmo ninho.
      abs
      ademir

      Excluir
  15. Ademir desde o ano passado fui presenteada por um beija flor, ele fez seu ninho em um cãibra externo no telhado da minha casa, ano passado chocou 2 vezes, este ano chocou 2 vezes e hoje vi que está chocando novamente pela 3 vez me surpreendeu pois acerca de no máximo um mês os filhotes voaram, será que mais de um choca no mesmo ninho ou é normal chocar em tão pouco tempo? Cada cria foram 2 ovinhos, os bichinhos são muito lindos me sinto privilegiada em te los e por isso estou me interessando em conhecer melhor o mundinho deles, desde já te agradeço se puder me ajudar. Edna (araraquara)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edna
      Boa tarde
      Parabéns por eles escolherem sua casa, para criarem seus filhotes.
      Eles chocam mais de uma vez por ano sim.
      Se não forem molestados/incomodados, repetirão sempre o mesmo ninhp.
      Me ,mande fotos.
      estou no facebook, também
      abs

      Excluir
  16. Estou triste ela fez o ninho lindo, a gata destruir derrubou os ovinhos, eu tentei proteger, mas não adiantou. Ela esta triste de um lado para outro...
    Mari Campo Grande MS

    ResponderExcluir
  17. Quanto tempo os filhotes podem ficar sem a mãe...ela não voltou p o ninho p alimenta-los por duas horas...Eles têm só 5 dias....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes demoram um pouco, mas voltam. O importante é sempre ficar monitorando, pode acontecer da fêmea ser atacada por algum predador, e não voltar, dai terá que cuidar deles. Observe.

      Excluir
    2. Olá aconteceu isso aqui em casa.
      Como posso alimentar o bebê beija flor?

      Excluir
  18. Ola, fui surpreendida por um maravilhoso ninho de beija flor mas ela sumiu e abandonou o ovinho,estamos preocupado por favor me diz o q fazer eu tenho um ovo no ninho e sem a mae para chocalo.
    Tenho medo q já seja tarde de mais já se faz 3 dias q não vimos ela..
    Me responda por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando ainda esta botando os ovinhos,as vezes pode demorar um pouco para começar a chocar. mas neste caso, se a femea não voltou, pode ser que foi atacada por algum predador, ou ai ela foi molestada por gato, ou outro animal.

      Excluir
  19. Boa noite na minha casa coloquei um bebedouro para tratar dos beija flores, no qual vem várias espécies, é um show de cores, é a segunda vez que recebi a graça de ter um beija flor com ninho no meu terreno, da outra vez tinha 2 ovinhos, mas sumiu, ja desta vez ela chocou dois filhotinhos, mas monitorando todos os dias notei que estavam com bernes, fiz várias pesquisas a respeito, e nada encontrei sobre o que fazer, sei que não é bom interferir na natureza, mas sentia muita dó de vê-los daquele jeito então pedi que Deus me ajudasse e Como uma pinça retirei os bernes, infelizmente um morreu. Eu deveria tê-los deixados com os bernes, não faria mal à eles continuarem daquele jeito?Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  20. Bom dia. Onde voce mora?mande fotos dos beija-flores fotografados ai.. Procure não interferir.

    ResponderExcluir
  21. Por favor, alguém pode me orientar, tenho há anos um beija-flor na varanda que já produziu diversas ninhadas,já tive que improvisar berços e alimentar bebes diversas vezes... mas desta vez ela abandonou os ovos, passou o prazo de nascerem e acho que ela se cansou de esperar... não sei como proceder, me ajudem por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor coisa é não interferir. A não ser em extremos quando filhotes caem do ninho, etc. Quando abandona o ninho, pode ser que foi molestada, por gato, lagartixa, etc...

      Excluir
  22. Grata, Ademir pelo "help", fico preocupada sem saber se posso retirar os ovinhos do ninho, ou se devo esperar que ela mesma o faça, ou será ela pode voltar a choca-los mesmo depois de abandoná-los por dias consecutivos? Desculpe-me quero ajuda-los mas não sei como agir, me sinto impotente. Rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fêmea faz a postura e em seguida começar a chocar. Para abandonar algo aconteceu, foi molestada. Talvez pode ter sido pega por algum predador. Não são de abandonar o ninho sem motivo. usam sempre o mesmo ninho, porém, um ninho abandonado não é usado por outro beija-flor

      Excluir
    2. Muito obrigada, Ademir, para meu alivio, ela tem voltado para o ninho, mas permanece muito pouco sobre ele, não tem dormido nele mais, pode ser que realmente tenha algo incomodando-a, embora seja muito difícil o acesso vou ter que descobrir, grata pelas orientações, que Deus o abençoe.

      Excluir
    3. Olá,estou com um problema com um ninho na minha palmeira hafis. Tem uma beija flor chocando 2 ovinhos a 4 dias e ela não pára no ninho. Agora a noite fui ver se ela estava lá e vi que estava cheia de pernilongos picando ela. Ela parecia que estava sem perceber pois dormia. Eu quis ajudar e tentei soprar para tirar os pequenilongos dela. Mas ela se assustou e saiu batendo as asinhas na parede e voou pra longe!!!Tô muito triste...será que ela vai abandonar o ninho?Era noite...TÁ muito escuro...mas vcs acham que ela consegue voltar???

      Excluir
    4. Rose, bom dia.
      Nunca interfira, deixa a natureza seguir seu curso. Os beija-flores até comem certos insetos, Aguarde...talvez volte. Os beija-flores se não forem molestados, usarão sempre o mes op ninho, mesmo local. Se tiver face, me adione lá, e vá dando informa~çoes.

      Excluir
  23. Oi Ademir! Uma beija flor fez um ninho num galho de uma pequena amoreira e bem debaixo da minha sacada. Tem lá um filhotinho e não tenho visto ela vir alimentá-lo. Falei com o pessoal da policia ambiental daqui (Mogi das Cruzes/SP) e eles disseram para não incomodar pois ela deve estar vindo sim, nós é que não a vemos. Por quanto tempo os filhotes permanecem no ninho? E qual a frequência que a mãe vem alimentá-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia boa tarde.
      Pode acontecer dela estar tratando sim e vc não ver, no começo tratam bastante, depois pode diminuir. Não chegue perto do ninho, para não incomodar, deixe natural. Pela evolução da plumagem saberá se esta tratando ou não. Na minha casa uma femea parou de tratar, algum predador podem ter pego ela, dai tratei com seringa sem agulha, com água e açúcar. Os filhotes nascem ao 13 dia e abandonam o ninho do 20 ao 30 dias

      Excluir
  24. Um ninho de beija-flor apareceu na corda do toldo de minha janela. Havia dois ovos. Numa ventania, a beija-flor ficou no ninho um tempo e, depois, sumiu, assim como os ovos. O ninho ficou no mesmo lugar. Beija-flor transporta os ovos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, estas coisas acontecem. N]ao ele não trasporta seus ovinhos não. Geralmente quando não são molestados eles retornam ao mesmo ninho sempre.
      De onde vc é ,faça fotos do ninho e me mande.abs

      Excluir
  25. Que bacana Ademir, eu também adoro esses bichinhos, aqui em casa tem um preto que é muito manso, esses dias ficou me rodeando,parecia q queria me bicar, achei muito bacana. O problema q tenho q tirar as garrafinhas a noite, os morcegos vem e secam o néctar q coloco. Lauro Arceburgo MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lauro, que bacana.
      Vamos combinar de vc deixar as garrafinhas por algum tempo a noite, e avisar-me.
      Quero fotografar os morcegos para colocar no blog.

      Excluir
  26. Boa noite Ademir.
    Estou com 2 filhotes de +- 10 dias. Um deles caiu 2 vezes no chão e na segunda eu o tratei, por um dia, numa caixinha. Achei o ninho pequeno demais e inclinado, e penso que o vento e a chuva ajudou ele a cair. Fiz um ninho artificial e coloquei próximo ao ninho original,a mamãe não se interessou em alimentar-lo, então eu o recoloquei no ninho original. Fiz uma rede de proteção, para não cair no chão, e estou preocupado se a mamãe vai alimentar os dois.
    Gilson Coelho SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo entendo sua preocupação. Geralmente eles estranham qualquer interferência, mas observe se ela não tratar, faça água doce e com contas gotas alimente-o.

      Excluir
  27. Obrigado. Ademir, endireitei um pouco o ninho (com a ajuda de arame) e o beija flor parou de cair por 3 dias e hoje abriu um buraco por baixo do ninho e o filhote caiu de novo. Acabei de remendar o ninho (com manta de jardim) e o recoloquei. Estou percebendo que o que fica no ninho esta mais forte do que o que cai sempre ( que tem o papo bem pelado ).
    Gilson Coelho SP

    ResponderExcluir
  28. Boa noite, Ademir, tudo bem? Em busca de descobri que espécie de beija flor que vem em.casa todos os dias por volta das 19:30hs o estranho que ele não para igual ao que vem pela manhã , e meu marido acha que não é beija flor diz que pode ser um morcego, to preocupada , lembro que pela manhã vem um todos os dias Azul escuro ele deixa de vir por volta das 18:30hs ,não consigo fotografar o que vem a noite mas ele é escuro , não tem pico igual beija flor mais populares e não fica parado bebendo água como de costume as espécie fazem , ele faz muitos vôo razante, o que devo fazer tirar a garrafinha? Obrigada

    Alessandra Andreassi
    Taboão da Serra - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisaria de fotos. Mas pelo horário, ja quase de noite, pode ser morcego sim. mas não vejo problemas, não.

      Excluir
  29. Boa tarde tenho um ninho de beija flor na garagem ela fica com o bico pra cima às vezes. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde tenho um ninho de beija flor na garagem ela fica com o bico pra cima às vezes. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O local é quente, pode ser calor. Mas precisaria de mais detalhes.

      Excluir
  31. Bom dia.
    Tem um beija flor que já colocou ovos três vezes em duas câmeras de segurança diferentes aqui no prédio. Aparentemente os ovos nao vingam. O pássaro não prepara o ninho simplesmente coloca no suporte da câmera. Gostaria de ajudar esse pássaro com um ninho mais apropriado. Oque faço?

    ResponderExcluir
  32. Bom dia.
    Tem um beija flor que já pôs ovos três vezes em duas câmeras de segurança aqui do prédio.
    Ele simplesmente põe os ovos em um espaço do suporte. Não prepara o ninho com nada. E fica chocando. Aparentemente não conseguiu vingar nenhum. Gostaria de saber oque posso fazer para ajuda-lo? Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde fica isso meu amigo, qual cidade?
      A melhor coisa é não interferir, voce consegue enxergar...deve haver ninho sim.
      mande fotos se possivel
      abs

      Excluir
  33. Boa tarde! Voltando viagem, descobri dia 2 ninho com 2 ovinhos, atrás antena tv. Não sei qdo pôs, mas está chocando. Sempre tive bebedouro com água filtrada, bate sol tarde. Cabeça azul escuro, corpo verde furta-cor e rabo preto em tesoura. Evito ir varanda máximo. Qdo nascem? Rio-RJ, Todos os Santos (ap 4º andar)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evitar de deixar bebedouro no sol, se não pode fermentar a solução. Eles nascem em 13 dias, com 25 dias saem do ninho. Deve ser o beija-flor tesoura. Parabéns pelos novos visitantes.

      Excluir
  34. Não uso solução. Sábado noite não dormiu ninho, nem apareceu hoje. Já deveriam ter nascido. Pode ser 1ª postura, não soube chocar o suficiente? O que fazer com os ovos galados/abandonados, posso tirar? Plantei até hibisco, para ter néctar por perto.

    ResponderExcluir
  35. Muito interessante essa matéria.
    Estou precisando muito de um ninho de beijar. Se alguém tiver em seu jardim um ninho que eles não utilizem mais e entrar em contato comigo, fico muito grato, pois moro em Curitiba, tenho procurado e não encontro.
    Podem escrever para meu email,
    s_tosette@hotmail.com
    Sérgio

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde, muito interessante essa matéria, quando ia para o guarujá sempre tinha muitos beija-flores por la. Moro em Curitiba, estou precisando de um ninho de beija-flor, caso alguém tenha e não seja mais utilizado e puder entrar em contato comigo, s_tosette@hotmail.com, fico muito grato.
    Sérgio

    ResponderExcluir
  37. Gavião rondando, receio que a tenha pego. Posso retirar os ovos? Há possibilidade de outra utilizar o mesmo ninho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oura ave dificilmente usa o ninho de outra. Deixe tudo natural,não interfira.

      Excluir
  38. Boa tarde Ademir! Uma beija flor fez um ninho em um dos caibros da minha área ela colocou dois ovos e agora percebi que ela abandonou o ninho com os ovos o que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes ainda vai cobrir os ovos...espere. Também pode ter sido atacada por algum predador. Espere. Deixe a natureza mostrar o que aconteceu. Abs

      Excluir
  39. Faz um dias que venho notado um beija flor parado na minha árvore. Fica ali por horas. Hoje notei ele voar e entrar num ninho na mesma arvore.. Me deu muita alegría.. Vou cuidar dos predadores. Magistério RS

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde.
    No final do ano 2016, o beija flor fez um ninho , na área do fundo, entre o caibro e telha, especificamente no fio elétrico dá buzina do alarme da cerca elétrica. Teve dois, nasceram e voaram. Mas depois achei mais 2 ovinhos e não foram dá frente algum bicho deve ter comido, só vi. as cascas. Depois novamente mais dois botou um dia 04/03 e outro dia 05, chocou vários dias, depois sumiu, tirei foto o ovo estava trincado e parece que estava saindo, mas não via o beija flor. Passaram vários dias. Sempre tirei foto, estava preocupada. Mas o Beja flor começou a rodear o ninho agora entre 22/04 e fiquei muito curiosa e ontem tirei uma telha para ver, surpresa tinha 2 ovos. Ontem 30/04 coloquei uma luva fina de plástico e peguei os ovos na mão, pq achei que era os ovos dá outra ninhada que estava trincado, por minha surpresa são outros, novos, mas está ausente do ninho, estou preocupada (talvez nunca deveria ter me aproximado é tirado os ovos para ver)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca interfira. A não ser que haja necessidade extrema. O beija-flor, se não for molestado repetirá sempre o mesmo ninho.

      Excluir
  41. Boa tarde, cara, ja tem um tempo que descobri um ninho de beija-flor aqui em minha casa, porem nao tenho conhecimento algum, a fêmea ja havia botado ovinhos uma vez, e agora pela segunda vez ela está fora á pelo menos 24horas e eu estou preocupado, não sei o que fazer. ALGUEM PODE ME AJUDAR POR FAVOR? Não quero perder os ovinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não interfira. Deixa a natureza seguir seu curso. O beija-flor faz seu ninho, e cria seus filhotes, se não for molestado sempre repetirá o mesmo ninho.

      Excluir
  42. Oi Ademir, sou de BH! Hoje, felicíssima descobri um ninho de beija flor em uma ripa de meu telhado. Li uma vez que receber a visita de beija flores é porque a casa tem boa energia!posso colocar uma escada, para ver o ninho?.. Só ver.. Não tocar..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leila.
      Boa noite.
      Não faça isto.
      Mantenha distancia,não interfira, não aproxime.
      Se forem molestados, poderão abandonar o ninho.
      Mas, não sendo incomodados, serão criarão seus filhotes no mesmo lugar.

      Excluir
  43. Uma beija flor fez um ninho no gancho da cordinha do meu toldo e botou dois ovinhos e agora tem dois dias que não aparece no ninho estamos todos triste isso é normal acontecer ?me chamo Rita e gostaria muito da resposta se possivel pelo email ritinhaf@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode acontecer sim. Espere, não interfira, não coloque a mão no ninho...

      Excluir
  44. Pela segunda vez o beija flor fez ninho no meu jardim primeiro nasceu um filhote agora foram dois,não consegui acompanhar dessa vez por isso não sei quantos dias estão, mas estou preocupada não vi mais a mãe e eles ficam com o bico aberto muito tempo, como aqui é muito quente (Belém Pa)penso que pode ser calor, mas se for fome? O que fazer? Me dê uma esclarecida por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique atenta. SE a fêmea não voltar terá que tratar. Nos comentários acima tem como proceder. Qualquer coisa me passe mensagem.

      Excluir
  45. Obrigada,como so estou a partir da tarde só posso observar neste horário

    ResponderExcluir
  46. Oi Ademir,
    Sou aqui de Curitiba e preciso muito de sua ajuda.. Um beija-flor verdinho fez um ninho num galho da "primavera" que cobre a garagem.. Colocou dois ovinhos. Há alguns dias nasceram, não percebi exatamente o dia que nasceu. Sempre que olhava (dava pra ver da porta de casa) ela geralmente estava no ninho. Hoje quando cheguei em casa percebi que ela voou e até agora não voltou. Isso faz umas 3 horas. O que faço se ela não voltar? Como devo cuidar dos filhotinhos e de quanto em quanto tempo alimentá-los? Será que eles sentem frio a noite quando a temperatura cai?
    PS: a plumagenzinha ainda é bem ralinha..

    Muito obrigada e por favor me diga alguma coisa..
    Abraços, Josiane Penkal Camargo

    ResponderExcluir
  47. Oi Ademir,
    Sou aqui de Curitiba e preciso muito de sua ajuda.. Um beija-flor verdinho fez um ninho num galho da "primavera" que cobre a garagem.. Colocou dois ovinhos. Há alguns dias nasceram, não percebi exatamente o dia que nasceu. Sempre que olhava (dava pra ver da porta de casa) ela geralmente estava no ninho. Hoje quando cheguei em casa percebi que ela voou e até agora não voltou. Isso faz umas 3 horas. O que faço se ela não voltar? Como devo cuidar dos filhotinhos e de quanto em quanto tempo alimentá-los? Será que eles sentem frio a noite quando a temperatura cai?
    PS: a plumagenzinha ainda é bem ralinha..

    Muito obrigada e por favor me diga alguma coisa..
    Abraços, Josiane Penkal Camargo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguarde...geralmnete voltam...depois de chocarem não ficam direto no ninho não. Se não voltarem entre em contato, estou tb no face. abs boa sorte.

      Excluir
  48. Moro perto de mata,meu quintal é todo murado, não tenho outros animais em casa,e um beija-flor fez seu ninho em minha muda de mangueira. Por receio de interferir, mudando o ninho para um local mais seguro; medo da mãezinha abandonar seus dois filhotes, acarretou deles serem devorados por um gambá. Fiquei com sentimentos de que eu deveria ter interferido. Agora é tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você fez o correto, não interferir. Na natureza, na cadeia alimentar, funciona assim mesmo. Paciencia, dá dó sim...abs

      Excluir